Júri

Se, por um lado, é importante dar visibilidade aos autores que conquistaram um prémio e destacar as mais-valias do seu trabalho, não é menos importante destacar as questões de fundo que estão por detrás da realização do concurso, que se prendem com a necessidade de sensibilizar as novas gerações para os problemas dos direitos de autor.
É por isso fundamental saber os critérios de seleção, as motivações e, sobretudo, saber como é que o júri toma a decisão final! A terceira edição chegou ao fim, no entanto este video poderá guiar-vos a futuras inspirações!

 

Membros do júri da 3ª edição

André da Loba

AL

Ilustrador e professor universitário. Licenciado em Design Gráfico pela Universidade de Aveiro (2004), fez uma especialização em Técnicas de Comunicação Visual na Universidade de Eina, Barcelona, em 2005, e uma pós-graduação em Ilustração na School of Visual Arts de Nova Yorque, em 2009. Com um trabalho internacionalmente reconhecido, é colaborador do New York Times e Times Magazine, assim como de outras publicações internacionais. Ilustrou mais de uma dezena de livros infantis em Portugal, Espanha e Brasil. É professor convidado no Mestrado em Ilustração e lecciona também ilustração na Parsons School of Design em Nova Iorque. Diversas vezes premiado, pela Feira do Livro de Bolonha (2007-2008), pela Sociedade de Ilustradores de Nova Iorque, a American Illustration e a revista Lurzer’s Archive onde foi seleccionado como um dos 200 melhores ilustradores de todo mundo, em 2010, ano em que recebeu ainda uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Ilustração.

Carla Oliveira

CO

Editora da Orfeu Negro, que fundou em 2007. Estudou Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Ingleses) na Universidade Nova de Lisboa, e frequentou o Mestrado de Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Residiu na Holanda, onde estudou neerlandês na Universidade de Amesterdão, e após uma passagem pelo Parlamento Europeu no Luxemburgo como tradutora, regressou a Lisboa em 1996. Colaboradora das edições Antígona durante quase uma década, trabalhou também na produção de espetáculos nas áreas da música, da performance e da dança contemporânea. No âmbito da Orfeu Negro, criou (entre outras) a coleção de livros ilustrados Orfeu Mini, sendo responsável pela seleção de títulos e a coordenação editorial. Participa frequentemente em eventos nacionais e internacionais no âmbito do livro e da leitura.

Dora Batalim Sottomayor

DB

Partindo da licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, segue um variado percurso académico e profissional ligado à pedagogia, ao livro e à literatura infantil. É professora de Literatura Infantil e é formadora certificada nas áreas de Literatura, Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares. Trabalhou com a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas/Ministério da Cultura durante vários anos, participando em projetos  específicos  na  área  da  promoção  da leitura  e  no  Programa Itinerâncias, na conceção e orientação de ações para profissionais da área da leitura. Desde 2005, trabalha no Setor de Educação do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Está ligada a vários projetos na área do livro, literatura, literacia, escrita criativa e pedagogia. Cria e adapta materiais pedagógicos e traduz livros para crianças.

Maria Helena Borges

465-Helena Melim_2

Licenciada em Filologia Germânica e pós-Graduada em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desempenha, desde 2003, a função de Diretora-Adjunta no Programa Gulbenkian para a Língua e Cultura Portuguesas. Começou a trabalhar na Fundação Calouste Gulbenkian em 1983, no Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas. É membro do Júri do Prémio Branquinho da Fonseca – Expresso/ Gulbenkian desde a primeira edição.

Rosário Pedrosa

Licenciada em Ergonomia pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Tem Pós-Graduação de Segurança e Higiene no Trabalho pelo INDEG IUL-ISCTE. Foi coordenadora do Núcleo de Fisiologia do Trabalho e Ergonomia do Serviço de Saúde Ocupacional da Câmara Municipal de Almada, entre 1993-1999. Coordenou o Gabinete de Segurança e Higiene no Trabalho da CML, entre 1999-2003. Exerceu o cargo de Chefe de Divisão de Segurança e Saúde no Trabalho da CML, entre 2004-2009. Integrou o grupo de sensibilização e comunicação do Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa, entre 2012-2014. Integra a equipa do Orçamento Participativo Lisboa, desde 2012, tendo sido nomeada gestora do projeto “OPLisboa-Com Arte”. Coordena o Programa Passaporte Pré-Escolar e Escolar, no Departamento de Educação da CML, desde 2010.